Na próxima época que classificação conseguirá o FC Paços Gaiolo?

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Futsal: SMM uns anos à frente do seu tempo


                          04-05

                                                                    05-06















                                           07-08

                                                                  08-09
                                          10-11

Nos meios rurais os clubes têm "sobrevivido", quase exclusivamente, dos subsídios das autarquias. O contexto actual diz-nos que, cada vez mais, isso será difícil continuar assim. A crise chega a todo lado, e é com alguma naturalidade que as câmaras percam capacidade de apoiar e promover a prática desportiva dos seus habitantes.

As despesas inerentes à participação em quadros competitivos são muito elevadas: (arbitragem e policiamento). Um jogo em casa, na divisão de honra da A.F.Viseu, fica em média pelos 250 euros e no Futsal, por norma, o público não paga bilhete. As despesas com inscrições de atletas e deslocações para jogar fora de portas são também avultadas. Se, a isto, associarmos "ordenados" que se costumam pagar a atletas...o resultado é a falência destas instituições desportivas. Quem perde como isso? Todos aqueles que directa ou indirectamente têm relação com estas entidades (jogadores, dirigentes, sócios/adeptos, árbitros, adversários, até o comércio da própria região onde estão inseridos).

Porquê evocar o São Martinho de Mouros? Não sendo um clube perfeito, já há bastante tempo (desde 2004) que optou por "sobreviver" em função de uma realidade que só nos últimos tempos chegou. Não paga "salários" e nunca teve problemas em ter jogadores suficientes nos seus plantéis. Provavelmente não tem todos aqueles que gostaria. Desportivamente consegue estar, todas as épocas, entre as 5 ou 6 melhores equipas do distrito. Ao mesmo tempo, faz formação desportiva de jovens, fazendo-os chegar à equipa sénior.

Por estas razões, a forma de estar no Desporto do SMM será, cada vez mais, um exemplo positivo a ser seguido. Olhando este cenário, de algumas perspectivas, não será a forma ideal, mas esta opção é sempre melhor do que correr o risco do clube fechar portas... 

1 comentário:

Anónimo disse...

Expetacular!!!
Ja la vai uns aninhos kando começamos (2004).
Grandes momentos!!
Ambiente do k a de melhor.
Adeptos fieis ao seu clube sempre a vibrar com a ekipa a jogar.
È com grande orgunho k faço parte deste clube desde o inicio, mais de 120 jogos feitos.
Um grande abraço a todos k fazem parte deste clube e a todos k por aki passaram.

Samuka9