Na próxima época que classificação conseguirá o FC Paços Gaiolo?

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

FUTSAL - alteração às leis do jogo

No Comunicado Oficial N.º 41 da Federação Portuguesa de Futebol, são transcritas as alterações da FIFA às Leis do Jogo de Futsal que irão vigorar a partir de 2010/2011.

Destacam-se as alterações à Lei 3, com influência nos inícios dos jogos, pois deixam de ser necessários cinco elementos, e à Lei 7, que na prática nos diz que os finais dos períodos poderão ter alguns momentos "à basquetebol", uma vez que as equipas de arbitragem devem esperar sempre que um remate surta efeito (chegue à baliza, bata num poste e saia, seja defendido pelo guarda-redes, interceptado por um defesa, etc, etc.) para dar por terminado o período.



Alterações mais significativas:

LEI 3 – NÚMERO DE JOGADORES

Jogadores

Um jogo só pode ter início se qualquer das equipas for composta por pelo menos três jogadores.

LEI 7 – DURAÇÃO DO JOGO

Fim dos períodos de jogo

O cronometrista indica o fim de cada período com um sinal acústico ou uma apitadela. Após ouvir a apitadela ou sinal acústico do cronometrista, um dos árbitros anuncia o final do período ou do jogo com o seu apito, tendo em consideração o seguinte:

- Se tiver de ser executado ou repetido um pontapé da segunda marca de grande penalidade ou um pontapé-livre directo, a partir da sexta falta acumulada, o período em questão é prolongado até o pontapé ser executado e surta os seus efeitos.

- Se tiver de ser executado ou repetido um pontapé da marca de grande penalidade, o período em questão é prolongado até o pontapé ser executado e surta os seus efeitos.

- Se a bola tiver sido chutada na direcção de uma das balizas, os árbitros devem esperar que o remate surta os seus efeitos antes de o cronometrista poder apitar ou fazer o sinal acústico. O período termina quando:

- A bola vai directamente para a baliza e é marcado golo

- A bola sai dos limites da superfície de jogo

- A bola toca no guarda-redes, nos postes da baliza, na barra transversal ou no solo, atravessa a linha de baliza e é marcado golo

- A bola toca em qualquer jogador que não o guarda-redes depois de ter sido chutada para a baliza adversária e não tenha sido cometida uma infracção que exija a repetição de um pontapé-livre directo ou de um pontapé de grande penalidade ou, durante a trajectória da bola, uma das equipas não cometa uma infracção que seja punida com um pontapé-livre directo, a partir da sexta falta acumulada, ou um pontapé de grande penalidade

- O guarda-redes que defende pára a bola ou esta ressalta dos postes da baliza ou da barra transversal e não atravessa a linha de baliza


LEI 14 – PONTAPÉ DE GRANDE PENALIDADE

Infracções e sanções

Se, na execução de um pontapé de grande penalidade, a bola for pontapeada

por um colega de equipa do jogador que foi identificado previamente:

- os árbitros interrompem o jogo, o executante deverá ser advertido por comportamento antidesportivo e ordenam que se recomece o jogo com um pontapé-livre indirecto a favor da equipa que defende, a ser executado na marca de penalidade (ver Lei 12 – Posição do pontapé-livre).


Entre as principais orientações, destacam-se as seguintes:

 
LEI 1 – A SUPERFÍCIE DE JOGO

Publicidade na superfície de jogo

Se as regras da competição não o proibirem, é permitida publicidade na superfície de jogo (no solo), desde que não confunda os jogadores ou os árbitros e que permita que se vejam as linhas delimitadoras estipuladas nas Leis do Jogo de Futsal.

Publicidade nas redes das balizas

Se as regras da competição não o proibirem, é permitida publicidade nas redes das balizas, desde que não confunda os jogadores ou os árbitros.

Publicidade nas áreas técnicas

Se as regras da competição não o proibirem, é permitida publicidade no solo das áreas técnicas, desde que não confunda os ocupantes das referidas áreas, o terceiro árbitro ou os árbitros.


LEI 4 – EQUIPAMENTO DOS JOGADORES

Jóias

Os árbitros e os árbitros assistentes também estão proibidos de usar jóias (excepto o árbitro, que está autorizado a usar um relógio ou objecto similar para controlar o tempo de jogo se o cronometrista estiver ausente).


LEI 14 – PONTAPÉ DE GRANDE PENALIDADE

Procedimento

Fazer fintas durante a corrida de balanço para executar um pontapé de grande penalidade para confundir os adversários é permitido e faz parte do Futsal. No entanto, simular pontapear a bola depois de o jogador de terminar a sua corrida de balanço é considerado uma infracção da Lei 14 e um comportamento antidesportivo pelo qual o jogador deve ser advertido


retirado do blog http://www.futsalviseu.blogspot.com/

8 comentários:

Bruno Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruno Santos disse...

Falta-te aí a alteração ao 5x4! :)
Dá uma olhada neste artigo: http://es.fifa.com/aboutfifa/federation/news/newsid=1285865.html#cambios+reglas+futsal
Eis o link Site FIFA
Abraço e boa época!

José F. disse...

quem sabe onde sacar as alterações? principalmente no 5x4, referido pelo Bruno

José Fernando disse...

Comunicado Oficial N.º 41 FPF

José Fernando disse...

Bruno, tenho o comunicado, ajuda-me a encontrar esse pormenor, já vi no site espanhol, mas no comunicado 41 da FPF não encontrei.
;)

Bruno Santos disse...

O Comunicado da FPF tem diversos erros de tradução oriundos do comunicado da FIFA em Inglês, principalmente na alínea que foca a alteração do 5x4. Se leres o texto em inglês vez que o texto que lá está não faz sentido, tal como o que está no comunicado da FPF. Segundo fui informado, irá sair uma correcção ao comunicado 41 com o texto correcto. Esperemos que saia para não estarmos irregulares.
Abraço

Anónimo disse...

quem votou no Resende? Deve ter sido o antigo presidente nao

José Fernando disse...

anteriormente era possível o guarda-redes avançar no terreno e circular a bola na sua metade de campo, em situações de 5 para 4, algo que irá mudar. O guarda-redes só pode controlar a bola uma vez no seu meio campo, com o tempo máximo de 4 segundos, e só voltará a tocar na bola nessa zona do terreno, se o adversário tocar na bola. De qualquer forma, o guarda-redes poderá avançar para a outra metade do campo, sem que a bola passe para a sua zona defensiva. Caso seja cometida essa infracção será marcado um livre directo, marcado no local onde foi feito o passe, e conta como falta acumulada.