Na próxima época que classificação conseguirá o FC Paços Gaiolo?

domingo, 22 de agosto de 2010

Futsal: Jogo de apresentação aos sócios do São Martinho de Mouros

Abertura da época 2010/2011

Pavilhão Municipal de São Martinho de Mouros - Resende

Sábado,28 de Agosto,16 h (Festa do Sr. Calvário): S.M.Mouros x Inter Tarouca
Sábado,4 de Setembro,17 h: S.M.Mouros x S.C.Braga (2ª divisão nacional)


Vem conhecer o plantel, os novos reforços e sentir o ambiente e a mística do SMM. Para esta época o objectivo assumido por dirigentes, treinadores e jogadores está definido: SUBIR À 3ª DIVISÃO NACIONAL...
Embora sejam ainda especulações, fala-se em alguns reforços muito importantes, nomeadamente no Luís (guarda-redes que já jogou na 1ª divisão pela UTAD/REAL FUT), noutro jovem ala (ex-júnior do Rio Ave) e ainda num pivôt que faz a diferença... 


FAZ-TE SÓCIO apenas por 10 euros - ajuda o SMM E TORNA-TE TAMBÉM UM CAMPEÃO


mais informações em: 

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

FUTSAL - alteração às leis do jogo

No Comunicado Oficial N.º 41 da Federação Portuguesa de Futebol, são transcritas as alterações da FIFA às Leis do Jogo de Futsal que irão vigorar a partir de 2010/2011.

Destacam-se as alterações à Lei 3, com influência nos inícios dos jogos, pois deixam de ser necessários cinco elementos, e à Lei 7, que na prática nos diz que os finais dos períodos poderão ter alguns momentos "à basquetebol", uma vez que as equipas de arbitragem devem esperar sempre que um remate surta efeito (chegue à baliza, bata num poste e saia, seja defendido pelo guarda-redes, interceptado por um defesa, etc, etc.) para dar por terminado o período.



Alterações mais significativas:

LEI 3 – NÚMERO DE JOGADORES

Jogadores

Um jogo só pode ter início se qualquer das equipas for composta por pelo menos três jogadores.

LEI 7 – DURAÇÃO DO JOGO

Fim dos períodos de jogo

O cronometrista indica o fim de cada período com um sinal acústico ou uma apitadela. Após ouvir a apitadela ou sinal acústico do cronometrista, um dos árbitros anuncia o final do período ou do jogo com o seu apito, tendo em consideração o seguinte:

- Se tiver de ser executado ou repetido um pontapé da segunda marca de grande penalidade ou um pontapé-livre directo, a partir da sexta falta acumulada, o período em questão é prolongado até o pontapé ser executado e surta os seus efeitos.

- Se tiver de ser executado ou repetido um pontapé da marca de grande penalidade, o período em questão é prolongado até o pontapé ser executado e surta os seus efeitos.

- Se a bola tiver sido chutada na direcção de uma das balizas, os árbitros devem esperar que o remate surta os seus efeitos antes de o cronometrista poder apitar ou fazer o sinal acústico. O período termina quando:

- A bola vai directamente para a baliza e é marcado golo

- A bola sai dos limites da superfície de jogo

- A bola toca no guarda-redes, nos postes da baliza, na barra transversal ou no solo, atravessa a linha de baliza e é marcado golo

- A bola toca em qualquer jogador que não o guarda-redes depois de ter sido chutada para a baliza adversária e não tenha sido cometida uma infracção que exija a repetição de um pontapé-livre directo ou de um pontapé de grande penalidade ou, durante a trajectória da bola, uma das equipas não cometa uma infracção que seja punida com um pontapé-livre directo, a partir da sexta falta acumulada, ou um pontapé de grande penalidade

- O guarda-redes que defende pára a bola ou esta ressalta dos postes da baliza ou da barra transversal e não atravessa a linha de baliza


LEI 14 – PONTAPÉ DE GRANDE PENALIDADE

Infracções e sanções

Se, na execução de um pontapé de grande penalidade, a bola for pontapeada

por um colega de equipa do jogador que foi identificado previamente:

- os árbitros interrompem o jogo, o executante deverá ser advertido por comportamento antidesportivo e ordenam que se recomece o jogo com um pontapé-livre indirecto a favor da equipa que defende, a ser executado na marca de penalidade (ver Lei 12 – Posição do pontapé-livre).


Entre as principais orientações, destacam-se as seguintes:

 
LEI 1 – A SUPERFÍCIE DE JOGO

Publicidade na superfície de jogo

Se as regras da competição não o proibirem, é permitida publicidade na superfície de jogo (no solo), desde que não confunda os jogadores ou os árbitros e que permita que se vejam as linhas delimitadoras estipuladas nas Leis do Jogo de Futsal.

Publicidade nas redes das balizas

Se as regras da competição não o proibirem, é permitida publicidade nas redes das balizas, desde que não confunda os jogadores ou os árbitros.

Publicidade nas áreas técnicas

Se as regras da competição não o proibirem, é permitida publicidade no solo das áreas técnicas, desde que não confunda os ocupantes das referidas áreas, o terceiro árbitro ou os árbitros.


LEI 4 – EQUIPAMENTO DOS JOGADORES

Jóias

Os árbitros e os árbitros assistentes também estão proibidos de usar jóias (excepto o árbitro, que está autorizado a usar um relógio ou objecto similar para controlar o tempo de jogo se o cronometrista estiver ausente).


LEI 14 – PONTAPÉ DE GRANDE PENALIDADE

Procedimento

Fazer fintas durante a corrida de balanço para executar um pontapé de grande penalidade para confundir os adversários é permitido e faz parte do Futsal. No entanto, simular pontapear a bola depois de o jogador de terminar a sua corrida de balanço é considerado uma infracção da Lei 14 e um comportamento antidesportivo pelo qual o jogador deve ser advertido


retirado do blog http://www.futsalviseu.blogspot.com/

domingo, 8 de agosto de 2010

CICLISMO - David Blanco vence na Sra.Graça aos 35 anos


O espanhol David Blanco venceu hoje mesmo a mítica etapa da Sra. Graça.  Com esta vitória passa a ser "camisola amarela" e muito provavelmente vencerá, mais uma vez, a volta a Portugal. 
O ciclismo é uma das mais duras modalidades desportivas, onde as performances aeróbia e anaeróbia láctica e aláctica são altamente solicitadas. Não é por acaso que repetidamente aparecem casos de doping associados a esta modalidade.
Se este atleta fosse futebolista e português,  a exercer essa actividade em Portugal, já não estaria a jogar em nenhum "grande"  e muito menos na Selecção Nacional porque seria apelidado de "velho" sem capacidade física. "Dirigeiros, treinadeiros e principalmente jornaleiros" fazem questão de modelar a opinião pública e outros adeptos de futebol com estes conceitos baseados no poder científico da ignorância...

terça-feira, 3 de agosto de 2010

FUTEBOL: regras para melhorar a Acção Ofensiva



EQUIPA:

- dispôr o maior número de recebedores potenciais;

- garantir amplitude e profundidade no ataque;

- canalizar o ataque pelos espaços mais vulneráveis do adversário;

- fixar a defesa numa zona e jogar noutra;

- alternar jogo directo / jogo indirecto;

- variar o ritmo de jogo.




JOGADOR:

- variar o ritmo e a intensidade dos deslocamentos;

- realizar coberturas ofensivas ao portador da bola;

- para receber a bola, correr ao encontro dela (especialmente quando se recebe um passe longo);

- movimentar-se, afastando-se dos adversários;

- antes de tentar ultrapassar o adversário directo, procurar desequilibrá-lo através de uma simulação,

- assumir a iniciativa que a posse de bola confere, obrigando o defensor a adaptar-se;

- “atacar” o adversário com mudanças bruscas de direcção e velocidade;

- mascarar a direcção do passe;

- depois do passe movimentar-se para um espaço livre (desmarcações de apoio e/ou ruptura);

- ao conduzir a bola mantê-la mais perto de si do que do adversário;

- procurar o caminho para a baliza com objectividade e agressividade;

- tirar partido da vantagem de jogar de frente para a baliza adversária;

- explorar os pontos mais débeis do adversário (lado mais fraco).

 
(Adaptado Gréhaigne, 1992, citado por Garganta e Pinto, 1998)