Na próxima época que classificação conseguirá o FC Paços Gaiolo?

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Andebol: F.C.Porto e C.M.Resende celebram protocolo




FC Porto e município de Resende formalizam parceria no Dragão Caixa. O FC Porto e a Câmara Municipal de Resende formalizam, ao princípio da noite desta quarta-feira, um protocolo de colaboração que será selado com um aperto de mão entre o autarca António Borges e Vítor Santos, vice-presidente dos Dragões, momentos antes do início do jogo da terceira jornada do Andebol 1, que opõe o FC Porto Vitalis ao Xico Andebol.
No centro do terreno de jogo do Dragão Caixa, António Borges e Vítor Santos celebram a parceria, ao abrigo da qual o concelho de Resende se compromete a reunir todas as condições organizativas e logísticas para se transformar na casa dos juniores do FC Porto durante o Nacional da I Divisão, inscrevendo os azuis e brancos o símbolo e o nome do município de Resende nos seus equipamentos como contrapartida.
   
retirado de:

sábado, 11 de setembro de 2010

FUTSAL: entrevista ao professor José Fernando - treinador dos seniores do SMM

O SMM é uma referência desportiva no Concelho de Resende: tem projectos de formação de jovens e fá-los chegar aos seniores. Afinal, é possível atingir objectivos sem grandes orçamentos financeiros?
Se é uma referência desportiva no concelho, ainda não poderei afirmar com toda a certeza, trabalha-se para que os objectivos sejam atingidos e como tal poderá ser uma referência. Relativamente aos objectivos de conseguir uma equipa sénior com base na formação é possível sem grande esforço financeiro, embora a questão financeira seja importante, mas é urgente um grande investimento humano, directivo e técnico.
Anos atrás o nosso objectivo, era de imediato, preparar e formar jogadores para o escalão sénior, foi claramente atingido. Neste momento avançamos apenas com um escalão de formação Juniores B (Juvenis), com o objectivo de “reciclar” o plantel sénior daqui a 4 anos, sensivelmente. Mas continuo a insistir que é preciso mais formação, para isso seria necessário recrutar mais pessoas sensíveis a esse objectivo.

O C.D.R.C. São Martinho de Mouros reiniciou-se no Futsal em 2004/2005. Desde esse ano que se classifica entre os primeiros 5 clubes da modalidade do distrito. Estando no projecto desde o início, que balanço desportivo se poderá fazer dessas épocas?
O balanço é satisfatório, atendendo às condições estruturantes de um clube com esta dimensão, mas gostaria de o ter considerado de bom. Faltou ter criado uma base estrutural a vários níveis para que estivéssemos em igual patamar com os adversários para competir pelo 1º lugar nos campeonatos anteriores. Neste momento o clube tenta ultrapassar todas as lacunas existentes, como a formação de jovens futsalistas e de novos directores.

Sendo público que os atletas do SMM não auferem qualquer subsídio, como é possível motivar os jogadores?
Considero estes jogadores de motivados natos, são eles que fazem que o balneário tenha a chamada mística, existe uma cultura de grupo, genuína, inigualável (segundo os atletas), com grande capacidade de integração dos novos jogadores, juntamente com amizade, respeito, e acima de tudo um orgulho “bairrista” em representar, além de uma freguesia, um concelho.

Que implicações tem essa mística no rendimento desportivo da equipa?
Ao longo destes seis anos o plantel foi sofrendo pequenas alterações, saídas e entrada de jogadores, e a mística foi-se mantendo, é a prova mais importante da existência da mística.
A característica mais saliente é o sentido de pertença que o grupo sempre teve, a pertença a um grupo que sabe que o mais importante, além das vitórias, é a amizade. O facto de o nosso pavilhão ter semanalmente bastante público também ajuda.

Qual o jogo ou o momento mais positivo vivido no SMM? E pela negativa?
Pela negativa, a eliminação da Taça de Futsal do ano passado (09-10), o ambiente após o jogo foi de uma “depressão” nunca sentida por todos. Pelo positivo, felizmente vários jogos, poderia salientar um dos mais recentes do ano passado as vitórias frente ao Gumirães em Viseu, e em 07/08 a eliminação do Tabuaço na Taça de Futsal.

Como te defines como treinador? Qual a maior virtude? Qual o maior defeito?
Como estou há 6 anos neste clube e alguns jogadores acompanham-me nesse tempo, gostaria que um jogador respondesse a essa pergunta...
Procuro, essencialmente, evoluir mais todos os anos. Sou um “amante” da modalidade e acredito que esta poderá crescer e tornar-se a mais importante no concelho. Para isso, juntamente com um colega estamos a planear uma “Academia” onde pretendemos incentivar os mais pequenos para o gosto pelo Futsal e envolver adultos num projecto desportivo como nunca cá (Resende) se fez. 

O que falta ao SMM para ser um sério e assumido candidato à subida à 3ª divisão nacional? É esta época?
Dois pontos: haver estabilidade do corpo directivo, com directores identificados com o emblema, ambiciosos, rigorosos com o planeamento do clube e definir exactamente o projecto para a instituição. Neste campo já demos passos mas é preciso mais. Pelo historial do clube, pelo valor e ambição dos atletas é um sério candidato a vencer uma das competições, mas não um assumido.

Agora deixo um espaço para que possas dizer algo que aches importante…
Primeiro deixava o desejo que os resendenses contribuíssem com críticas construtivas e se deixassem de criticar negativamente os clubes resendenses. Gostaria de ver o SMM como uma referência desportiva no concelho, com projecto dinâmico e arrojado. O clube só depende dele para que quebre alguns preconceitos instalados há muito tempo.


Nos comentários faça as perguntas que gostaria de ver respondidas

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Clubes de Desporto em Resende - resultados da sondagem


Dos clubes de DESPORTO em Resende, qual deles transparece melhor organização, estrutura, competência e performance desportiva?


Futsal - S.M.Mouros            29 (74%)


Futebol - G.D.Resende          3 (7%)


Voleibol - J.Anreade              4 (10%)

Natação - C.N.Resende         3 (7%)


Votos apurados: 39
 
 Faça o seu comentário sobre os resultados

domingo, 5 de setembro de 2010

Futebol: a escolha do capitão

CRISTIANO RONALDO


- imaturidade;
- não é o mais internacional;
- relativamente novo para liderar uma selecção nacional;
- preocupação com a imagem individual;
- tendência para proferir declarações que põe em causa o grupo e a liderança do treinador;
- individualismo excessivo dentro de campo, perdendo inúmeras bolas;
- falta de humildade;
- vaidade;
- mau exemplo para os colegas...



RICARDO CARVALHO


- experiência;
- maturidade;
- serenidade;
- combatividade;
- o mais internacional em actividade na selecção nacional;
- idade que mais se coaduna com um capitão;
- capacidade de liderança;
- humildade...