Na próxima época que classificação conseguirá o FC Paços Gaiolo?

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Futebol: Simão Sabrosa

Mais um episódio que demonstra a cultura desportiva (neste caso futebolística) e a ignorância de alguns profissionais da comunicação social portuguesa: vinha a conduzir e a ouvir, na TSF, o relato do jogo da Liga Europa do Sp.Braga, já estava 0-1. De repente o locutor diz que Simão Sabrosa perdera uma bola, continua, REFORÇANDO, que "Simão já não tem a velocidade de outros tempos...". Ainda estava este senhor a demonstrar todo o seu desconhecimento da complexidade do Futebol e...foi interrompido por um golo do próprio Simão! Não é o golo que me faz escrever estas linhas, mas sim as asneiras proferidas por pessoas com responsabilidades e que fazem a opinião pública.
Ora vejamos: Simão com 31 ou 32 anos não tem velocidade!? Eu pergunto: Giggs e Shocoles do Manchester United também já estão lentos e acabados? Estes 2 têm quase mais 10 anos do que Sabrosa e jogam numa das ligas mais competitivas do mundo, onde a competição é também a meio da semana e os tempos de recuperação são menores, onde a intensidade de jogo é altíssima e certamente que a intensidade de treino também o será!

Já agora gostava de saber qual o entendimento, deste senhor, sobre o que é a VELOCIDADE. De que velocidade ele fala? Da de deslocamento ou da de execução? Ele saberá que um jogador rápido pode ser lento "no jogo" (basta que para isso não tenha os tempos certos de desmarcação de apoio ou rotura, basta que chegue antes do tempo...); ele saberá que um jogador lento pode ser rápido "no jogo" (basta que para isso tenha uma boa leitura/movimentação sem bola e esteja no local certo à hora certa...); já agora, Francis Obikwelu  será rápido "no jogo"? Ou será apenas rápido a correr para trás e para a frente (sem nexo) num jogo de Futebol? (gostava de ver...)    

O senhor locutor ao apelidar Simão de lento, saberá que existem 2 tipos de fibras musculares: contração rápida e contração lenta (tipo I e tipo II)? Saberá que a velocidade é mais genética do que treinável?

Na equipa de Futebol que treino tenho um central de 33 anos que deverá ser dos jogadores mais lentos do campeonato. Mas lento num percurso de Atletismo, porque "no jogo" ele é MUITO rápido e eficaz, principalmente a dobrar os colegas: possui grande leitura/movimentação sem bola, experiência, inteligência, conhecimentos tácticos...e tudo isto faz com que seja um dos melhores do campeonato...