Na próxima época que classificação conseguirá o FC Paços Gaiolo?

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Evolução do Futsal no Distrito Viseu

Tomei contacto com o Futsal em 2001-2002 nos campeonatos de juvenis e juniores, como treinador. Depois só em 2004-2005 voltei, mas desta vez para o campeonato sénior. Pessoalmente penso que tem havido uma constante evolução na modalidade, principalmente em termos qualitativos. Parece-me igualmente que houve um crescimento qualitativo muito acentuado a partir da altura em que a A.F.Viseu promoveu os Cursos de Treinadores de Futsal. Daí para cá, cada vez mais equipas jogam Futsal, utilizando acções táctico-técnicas específicas da modalidade...
Gostaria que os visitantes adeptos de Futsal se pronunciassem sobre esta temática.

7 comentários:

Anónimo disse...

"EVOLUÇAO DO FUTSAL NO DISTRITO DE VISEU"

Na minha prespectiva acho que já melhorámos muito, comparando com anos anteriores.
Isso deve-se tb ao cursos de futsal, mas não só, pois não é no curso que se aprende a resolver os problemas que surgem na equipa, cada equipa tem os seus problemas, a resolução dos mesmos nem sempre se processa da mesma maneira.
Acho que temos de passar a preocupar-nos mais com a nossa equipa,enfrentando as difilculdades que nela encontramos e tentar arranjar soluções para as contornar, pois assim poderemos aprender mais e evoluir.
Certas pessoas, por vezes, preocupam-se mais em criticar os outros e se às vezes olhassem para aquilo que têm na equipa ...
Será que não evoluiriam mais? só se aprende com os erros,por isso temos que errar para podermos evoluir, "erramos... aparecem dificuldades... encaramos os problemas... e resolvemos", por isso evoluimos no futsal.
Para mim, o mais importante para evoluir é partilha de experiências e troca informaçâo de futsal com todos, pois assim serei obrigado a adoptar novos treinos , novas tácticas, novos métodos de treino, assim eu sou obrigado a evoluir... pois os problemas que irão surgir na minha equipa serão diferentes.

ass: carlos pinheiro

Anónimo disse...

Pinheiro, é bonito falar assim todo inchado porque tas na mo de cima. Parece-me que tambem à merito do anterior treinador, o David. Não achas?

João Almeida disse...

A evolução ao nível quantitativo é bem visível nos campeonatos de Formação e de Seniores da AF Viseu, com o aumento do número das equipas, o que vai permitir a curto/médio prazo mais atletas com experiência e vivências específicas da modalidade, evitando assim os constantes recrutamentos ao Futebol de 11.
Mas estes jogadores, para se tornarem grandes valores do futsal necessitam de uma boa formação, uma formação de qualidade. De nada vale ter quantidade se esta não for de qualidade. Neste aspecto já foi percorrido um caminho extremamente importante. Os 3 cursos de treinador de nível 1 e o curso de nível 2 realizados em Viseu vieram dar uma ajuda significativa aos treinadores, verificando-se neste momento acentuadas melhorias nos aspectos táctico-técnicos em muitas das equipas do distrito, face ao nível praticado há 3/4 anos, no entanto, a formação dos treinadores deve ser contínua e a procura pela informação uma constante.
Ainda há um grande caminho a percorrer, devemos continuar a querer mais e melhor, para nos aproximarmos do nível praticado nos distritos vizinhos com maior representatividade em escalões nacionais, como é o caso de Coimbra e Aveiro. Para isso, é imperativo apostar nos atletas mais novos, a formação deve assumir mais protagonismo, tanto ou mais do que os seniores, pois são esses atletas que vão formar esses escalões superiores num futuro próximo. Deve-se aumentar o número de equipas jovens e trabalhá-las para que quando chegarem ao escalão sénior possuam um enorme reportório de conceitos tácticos e técnicos que lhes permita adaptarem-se facilmente a qualquer modelo de jogo. Só assim poderemos aspirar ambiciosamente a representatividade do distrito ao mais alto nível nacional.

João Almeida

Anónimo disse...

Acho que esta modalidade evoluí, obviamente que o aumento do nível de jogo foi bastante significativo, outra coisa não seria de esperar ja que tal como na escola primária, chegamos sem saber falar e passado uns tempos ja sabemos as letras, depois começamos a conseguir ligadas e utiliza-las para formar palavras, em seguida construimos frases, em seguida textos... Logo aí a evolução começando do zero é sempre muito consideravel.
Os cursos parecem-me importantes e essenciais, mas acho que a principal questão na minha opinião é a falta de formação nas equipas de Viseu.
Em 12 equipas na Divisão de Honra, 6 delas não tem nenhum escalão de formação(Gumirães;Mortagua;S.Joaninho;Scp Futsal;Oliveira de Frades;C.B Daire)
O resto das equipas tem 1 ou 2 escalões de formação.
Se as equipas continuarem a optar por aquilo que da menos"trabalho", ou seja, pescar em outros clubes, pescar no fut11, pescar atletas em fim de carreira, é óbvio que esta dificuldade em adquirir conceitos irá continuar e a estagnação poderá estar a caminho.
É a minha opinião.
Abraço e parabéns pelo blog...
Rui almeida (Gumirães Futsal)

Anónimo disse...

"Em 12 equipas na Divisão de Honra, 6 delas não tem nenhum escalão de formação(Gumirães;Mortagua;S.Joaninho;Scp Futsal;Oliveira de Frades;C.B Daire)
O resto das equipas tem 1 ou 2 escalões de formação."

Rui Almeida, as excessões não devem ser ignoradas, ou então passou despercebido, porque há quem tenha os escalões todos que existem na AFViseu e ainda mais!

Albano Monteiro

Anónimo disse...

Não me referi a quem tem, porque se acho que o problema é a falta de formação, refiro os clubes que não tem e que "rostos" aos argumentos do meu comentário.
Como deve ter percebido pelo comentarios, dou muito importancia e valor a quem tem formação.
Saudações
Rui Almeida(Gumirães Futsal)

Anónimo disse...

Procura-se novo(a) treinador(a) para comandar a equipa da Associação Académica de Viseu - Futsal Feminino.
Para os interessados é favor dirigirem-se à sede deste clube:
Associação Académica de Viseu
Bairro do vale lote 34
3515 – 156 ABRAVESES – Viseu

ou

comunicarem o seu interesse para o email: AAV_futsal_feminino@hotmail.com

Gratos pela vossa atenção.

Saudações Desportistas.