Na próxima época que classificação conseguirá o FC Paços Gaiolo?

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Crise de ... dirigentes desportivos


Numa época bastante difícil em termos económicos, a crise afecta de uma forma bastante séria os clubes desportivos, principalmente os mais pobres. No Futebol, por exemplo, há vários casos de instituições desportivas que acabaram por se extinguir. Algumas delas encerraram depois de terem atingindo resultados desportivos significativos, podemos dar como exemplo os casos do Cambres e do Castro Daire, no Futebol, ou mesmo os Unidos da Estação e os Unidos de Resende_97 que, depois de atingirem a 3ª divisão nacional, acabaram por desaparecer. Isto prova que o crescimento deve ser sustentado, gradual em termos de estrutura e organização. Por vezes é preferível adiar o êxito desportivo...
No contexto actual, o sucesso dos clubes passa pela planificação e operacionalização de ... projectos desportivos! Definição de objectivos e de formas de os atingir. Um exemplo de referência é o Viseu Futsal 2001 na modalidade de Futsal, um jovem clube que vem acumulando sucessos, fruto de um projecto desportivo bem definido. Parece-me que, tal como numa equipa técnica, uma estrutura directiva deve ter vários especialistas em determinadas áreas e um número de pessoas suficientes de forma a não sobrecarregar sempre os mesmos, o que mais tarde provoca saturação e o abandono por parte destas nobres pessoas que ainda mantêm vivos alguns clubes distritais. Nos pequenos clubes regionais é sempre possível desenvolver um bom trabalho. O êxito não tem de passar sempre pelas vitórias, pode também passar pelo número de praticantes que se possui, ou pelo número de escalões de formação que se tem em actividade, ou mesmo pela forma como determinado clube consegue mobilizar a população da sua área de acção. Só o DESPORTO é capaz disto e de muito mais...

Nota: ao referir o nome de alguns clubes não quero ferir susceptibilidades, mas sim dar a minha opinião

3 comentários:

dementor4 disse...

http://slb-oglorioso.blogspot.com

Anónimo disse...

Amigo Rui Rebelo,

Relativamente aos clubes que "acabaram por desaparecer", cometeu a imprecisão de incluir nesse grupo os Unidos da Estação.
Nota-se que está mal informado, não só não desapareceu, como continua a ter resultados desportivos significativos. É certo que suspenderam a actividade nos escalões masculinos, contudo será bom lembrá-lo que na época passada conquistaram o quarto titulo distrital, em oito anos de actividade desportiva.

Quanto aos dirigentes dos Unidos, quero dizer-lhe também que é o único clube no distrito, sim disse único, que até hoje nunca faltou a uma convocatória para reuniões onde o tema fosse o futsal distrital.
Nos últimos dois meses, a A.F.V. já promoveu duas reuniões com os clubes de futsal do distrito, 80% dos clubes não apareceram, nós não falhamos e garanto-lhe que não é para resolver os problemas do clube, é para resolver os problemas da modalidade no nosso distrito.
Sabe! depois aqueles que nunca aparecem, são os que mais criticam....
Na última dessas reuniões, foi criada uma comissão de cinco elementos, para apresentarem um projecto de alteração do regulamento de provas de futsal, mais uma vez os Unidos da Estação não viraram a cara e um seu dirigente faz parte dessa comissão.

Há projectos que são interrompidos, não por incapacidade de ver que os mesmos devem ter um crescimento sustentado, gradual em termos de estrutura e organização, mas sim, porque as circunstâncias a isso obrigam. No caso da nossa modalidade, o facto do futsal se estar a tornar futebolizado, ou seja, está a adquirir os maus vícios do futebol, é uma circunstância de peso.

Um Abraço

Rui Rebelo disse...

Sr. Ribeiro:

Antes de mais começava por reconhecer o meu erro relativamente ao que escrevi. Como é evidente, quis dizer que os “Unidos da Estação” deixaram de ter equipa sénior de Futsal, mas, de facto, expliquei-me mal e compreendo a sua indignação. Resta-me pedir-lhe desculpas e dizer-lhe que tenho conhecimento do currículo da instituição desportiva Unidos da Estação, assim como da sua “luta” pessoal pela melhoria da modalidade no nosso distrito. Quero por isso felicitá-lo e, ao mesmo tempo, dizer-lhe que, na minha opinião, os “Unidos” fazem muita falta à divisão de honra. Atletas como Miguel ou André Sapata apareceram nos Unidos. Além destes, outros de igual qualidade jogam nas melhores equipas do campeonato e toda a gente se lembra do bom Futsal praticado pelos Unidos em épocas anteriores…

Abraço