Na próxima época que classificação conseguirá o FC Paços Gaiolo?

domingo, 30 de dezembro de 2007

Análise/Síntese às equipas da Divisão de Honra

nota: a análise é limitada no sentido de, apenas, considerar os jogos destas equipas com o SMM.
ABC Nelas: conjunto de grandes jogadores que formam uma grande equipa. Boa organização defensiva e ofensiva, Futsal experiente, bonito e de muita classe.

AJAB Tabuaço: equipa muito forte fisicamente, com jovens da formação em evolução constante. Exemplo de clube que operacionaliza correctamente o Processo Ensino/Aprendizagem da modalidade, através de um alinhamento vertical e coordenado entre os escalões.

S.Martinho Mouros: continua o seu crescimento/afirmação enquanto clube e equipa. Uma equipa bastante complexa em termos tácticos e estratégicos. A 1ª volta acaba por superar as melhores expectativas de quem defende o seu emblema.

Sporting Viseu: linhas defensivas muito recuadas e acompanhamentos individuais. Excelentes em transições defesa-ataque, igualmente muito bons no 1x1. Uma agradável surpresa neste campeonato.

Moita: outra agradável surpresa. Apesar de não apresentam um Futsal elaborado tacticamente e estrategicamente, têm mantido alguma eficácia nos resultados.

Arguedeira: talvez se esperasse mais do Arguedeira, mas o Futsal do Distrito evolui bastante de ano para ano e nem sempre é fácil acompanhar essa evolução. Mesmo assim possui qualidade para ganhar a qualquer adversário do campeonato. Faz uma pressão muito alta sobre o portador da bola.

Oliveira de Frades: muita experiência. Defesa Mista (acompanhamentos com coberturas defensivas) nos últimos metros e exploração das transições defesa-ataque.

Gumirães: classificação não está de acordo com o seu valor. Jogam um Futsal organizado e metódico, fruto do processo de treino. Têm padrões definidos e jogadores de grande experiência e qualidade.

São Joaninho: uma equipa que, em termos organizacionais, faz lembrar um pouco a Moita. O seu Futsal não é tacticamente muito técnico, mas são muito difíceis de bater.

C. Benfica Castro Daire: depois do excelente 4º lugar da época passada, esperava-se muito mais. Linhas defensivas muito recuadas o que promove as transições ofensivas.

Académica de Viseu: defesa pouco agressiva, que dá muitos espaços nos corredores. Bons jogadores individualmente no processo ofensivo.

C. Benfica Mortágua: defesa pouco agressiva, que dá muitos espaço no corredor central.

7 comentários:

Anónimo disse...

e treinares o Gumiraes?

Anónimo disse...

analise, na sua maioria correcta, mas onde falta falar não só de aspectos positivos das equipas.

Abraço.

Anónimo disse...

Desculpa, mas na análise ao Gumirães discordo completamente.

Anónimo disse...

As analises sao obviamente subjectivas ja que como o autor realçou, é baseada nos jogos contra o SMM.
Quanto aos comentarios sobre o Gumirães, acho que o problema é a falta de "critérios" ofensivos e defensivos. Em campo não consegue pensar o jogo, tanto defensiva como ofensivamente.

Anónimo disse...

No geral concordo com as análises. Nos jogos contra nós efectuados as melhores equipas foram, sem dúvida, o ABC Nelas e o SMM. De realçar a evolução táctica e técnica dos jogadores do SMM. De salientar que a equipa por nós apresentada na primeira fase da época (primeiros 6 jogos) não é a mesma dos restantes jogos (tem a ver com a emigração de jogadores muito importantes).Por isso mesmo não é de esperar grandes resultados na segunda parte da época.
De salientar que no meu ponto de vista não houve uma evolução no futsal do distrito. Mas isso é outro assunto...

Anónimo disse...

Se as análises às equipas resultam dos jogos contra o SMM, nós, ABC, agradecemos os elogios, mas não os compreendemos.

Nesse jogo houve tudo menos razões para elogiar os jogadores / equipa do ABC de Nelas.

:):)

Anónimo disse...

eu já vi varios jogos do smm e penso que o lugar ideal para voces era o meio da tabela, pois não vi nada de especial, são combativos mais nada, tanto assim é que voces que a falta de humildade está a dar cabo de voces,

e podem publicar este comentario só lá para o fim da época para lhe darem mais valor.

Baltazar