Na próxima época que classificação conseguirá o FC Paços Gaiolo?

domingo, 30 de dezembro de 2007

Análise/Síntese às equipas da Divisão de Honra

nota: a análise é limitada no sentido de, apenas, considerar os jogos destas equipas com o SMM.
ABC Nelas: conjunto de grandes jogadores que formam uma grande equipa. Boa organização defensiva e ofensiva, Futsal experiente, bonito e de muita classe.

AJAB Tabuaço: equipa muito forte fisicamente, com jovens da formação em evolução constante. Exemplo de clube que operacionaliza correctamente o Processo Ensino/Aprendizagem da modalidade, através de um alinhamento vertical e coordenado entre os escalões.

S.Martinho Mouros: continua o seu crescimento/afirmação enquanto clube e equipa. Uma equipa bastante complexa em termos tácticos e estratégicos. A 1ª volta acaba por superar as melhores expectativas de quem defende o seu emblema.

Sporting Viseu: linhas defensivas muito recuadas e acompanhamentos individuais. Excelentes em transições defesa-ataque, igualmente muito bons no 1x1. Uma agradável surpresa neste campeonato.

Moita: outra agradável surpresa. Apesar de não apresentam um Futsal elaborado tacticamente e estrategicamente, têm mantido alguma eficácia nos resultados.

Arguedeira: talvez se esperasse mais do Arguedeira, mas o Futsal do Distrito evolui bastante de ano para ano e nem sempre é fácil acompanhar essa evolução. Mesmo assim possui qualidade para ganhar a qualquer adversário do campeonato. Faz uma pressão muito alta sobre o portador da bola.

Oliveira de Frades: muita experiência. Defesa Mista (acompanhamentos com coberturas defensivas) nos últimos metros e exploração das transições defesa-ataque.

Gumirães: classificação não está de acordo com o seu valor. Jogam um Futsal organizado e metódico, fruto do processo de treino. Têm padrões definidos e jogadores de grande experiência e qualidade.

São Joaninho: uma equipa que, em termos organizacionais, faz lembrar um pouco a Moita. O seu Futsal não é tacticamente muito técnico, mas são muito difíceis de bater.

C. Benfica Castro Daire: depois do excelente 4º lugar da época passada, esperava-se muito mais. Linhas defensivas muito recuadas o que promove as transições ofensivas.

Académica de Viseu: defesa pouco agressiva, que dá muitos espaços nos corredores. Bons jogadores individualmente no processo ofensivo.

C. Benfica Mortágua: defesa pouco agressiva, que dá muitos espaço no corredor central.

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

GRANDE Filipe



Falamos de um “puto” fantástico, como costumo apelidá-lo. É muito jovem, mas a sua personalidade é um somatório de características pouco comuns. Dinamismo, irreverência, persistência e motivação são algumas das características que fazem dele uma das pessoas mais “valiosas” de um grupo de amigos que adora jogar Futsal e tenta fazê-lo, sempre, da melhor forma possível! Filipe tem todas as qualidades para vir a ser um GRANDE CAPITÃO DE EQUIPA.
Excelente ser humano e grande jogador….

sábado, 15 de dezembro de 2007

Ser Treinador, segundo ORLANDO DUARTE


QUEM PODE SER TREINADOR?

- Qualquer pessoa suficientemente interessada no jogo, que nele encontra motivação para estudar, trabalhar, desenvolver a sua personalidade e a sua capacidade para ensinar;
- Que acredita nos valores éticos e culturais do desporto;
- Que deseja frequentar cursos de treinadores, ir a colóquios e a torneios;
- Que lê livros, revistas e jornais;
- Que sente serem curtas as vinte e quatros horas do dia;
- Que pensa na sua modalidade ao acordar de manhã, enquanto está no duche, come o pequeno almoço, desloca-se para o trabalho, ao almoço, nas viagens, ao jantar, no cinema e no grupo social;
- Que, num jogo de campeonato, escreve jogadas e esquemas com um lápis emprestado;
- Que no restaurante usa a toalha, os guardanapos ou qualquer coisa onde possa escrever uma jogada;
- Que se deita com papel e lápis à mesa-de-cabeceira para não perder as «descobertas» feitas durante os sonhos ou crises de sonambulismo e poder utilizá-las no treino do dia seguinte;
- Qualquer pessoa que faz tudo isto, que no dia seguinte está disposta a fazer o mesmo e que gosta de o fazer: ESSA PESSOA É TREINADOR!

 



domingo, 9 de dezembro de 2007

Estética do Desporto no SMM x S.Joaninho

Um Jogo Desportivo Colectivo como é o caso do Futsal, jogado dentro de um pavilhão, pode tornar-se muito diferente devido à moldura humana existente, ou não, nas bancadas. Por norma o Pavilhão Desportivo São Martinho de Mouros apresenta um ambiente fantástico, não só para os intervenientes directos no espectáculo desportivo, mas também para quem assiste. O colorido, o acústico, a emotividade, a expressividade...tudo é alterado em função dos espectadores.

O Desporto é assim, no meu entender, muito mais do que acções técnico-tácticas ou estratégicas. Quem assiste, também acaba por participar no jogo mesmo que esteja em silêncio.
Certamente que todo o grupo SMM está agradecido a mais um apoio espectacular da sua claque.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

CAPITÃO, uma força, um exemplo...



Este é o nosso capitão:
- é intrinsecamente motivado e motiva quem o rodeia;
- joga e faz jogar, dentro e fora do campo;
- tenta melhorar as suas qualidades constantemente ("vai treinar" e não apenas " ao treino");
- é líder pela competência que lhe é reconhecida;
...ama o jogo...!
É um orgulho ser colega e amigo de um atleta amador exemplar como este: obrigado Pedro!